O que é gamificação no ensino?
Atualizado: 17 de ago. de 2023
O que é gamificação e porque ela pode ser útil aos professores de História.
Professora Doutora Claudia Monteiro (Pesquisadora e desenvolvedora de jogos educativos de História)
Gamificação : o que é e como podemos utilizá-la na educação
Há algum tempo a palavra gamificação tem circulado entre educadores, em cursos, palestras, matérias e notícias voltados para professores, talvez seja até mesmo a nova palavra da moda, mas, para a maior parte do público docente, "gamificar" a educação ou gamificação no ensino ainda é uma novidade. Mas afinal de contas, o que é gamificação?
A palavra gamificação está relacionada a utilização da lógica dos games (jogos), tanto os seus mecanismos quanto a sua dinâmica, para construir motivação e engajamento de um determinado público, no nossos caso, dos nossos alunos.
Poderíamos até deduzir que a palavra significaria uma junção das palavras "games" e "educação" porém, esse não o sentido original da palavra. A palavra "gamificação" surge no contexto empresarial do programação e do marketing da indústria de games e a princípio não tinha nada a ver com o ambiente de ensino.
Apropriada pela campo educacional a "gamificação" tem ganhado novos significados, mas está relacionada principalmente a utilização de jogos ou da lógica dos jogos (roteiros, narrativas, regras, equipes e competição) na sala de aula com vários objetivos diferentes dependendo das áreas específicas de conhecimento.
Gamificação para aulas de História
Sob o ponto de vista dos professores de História temos algumas vantagens em relação à outras áreas, pois trabalhamos com uma disciplina fértil para o campo da imaginação e da narrativa. Se quiser conhecer algumas das possibilidades para a utilização de jogos educativos no ensino de História clique aqui e conheça nossos jogos.
A História desde sempre flerta com o lúdico e o imaginativo, apesar dos cuidados de devemos manter para garantir a legitimidade e a cientificidade do nosso campo de conhecimento, das citações das fontes e das referências bibliográficas.
Ainda bem! Afinal de contas não é nenhum problema imaginar, lembremos da frase célebre de Einstein "A imaginação é mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento é limitado, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."
Comentários